imagem blog 2.jpg
imagem blog 3.jpg
E-Agua_Post_220901_C.Carbono.png

Ciclo do Carbono

O Carbono é um elemento químico crucial para existência da vida na Terra, sendo o quarto elemento mais abundante no planeta. O carbono está presente nos seres vivos, na atmosfera, nos ambientes aquáticos, nos solos e rochas, enfim, o Ciclo do Carbono compreende etapas biológicas e geológicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Data Publicação: 02 de Setembro de 2021

E-Agua_sólidos_210728 (1).png

Sólidos nos Esgotos

A composição do esgoto apresenta diversos contaminantes, como carboidratos, gorduras, óleos, surfactantes, cloretos, metais pesados, entre outros, variando conforme a fonte. Os esgotos domésticos, por exemplo, são compostos por 99,9% de água, sendo a fração restante de contaminantes e microrganismos. Todos os poluentes do esgoto, com exceção dos gases dissolvidos, contribuem com a carga de sólidos, os quais podem ser classificados de acordo com seu tamanho e estado, características químicas e sedimentabilidade.

 

 

 

Data Publicação: 29 de Julho de 2021

E-Agua_Post_210630.png

Fique por Dentro!

A matéria orgânica é formada pela mistura heterogênea de diversos compostos orgânicos. Os principais componentes são as proteínas, carboidratos e lipídeos, sendo uma das características mais relevantes presente em efluentes sanitários. Quando lançada em elevada quantidade em corpos hídricos, ocasiona a proliferação excessiva de microrganismos aeróbios que consomem o oxigênio disponível no meio aquático, provocando a diminuição da diversidade de espécies e o desequilíbrio do ambiente. 

 

 

 

Data Publicação: 01 de Julho de 2021

E-Agua_Post_210722.png

Avaliação e Diagnóstico de Sistema de Tratamento

A avaliação e diagnóstico de estações de tratamento de esgoto (ETE) e água (ETA) é uma atividade de suma importância quando se tem o objetivo de otimizar o custo operacional (OPEX) e aumentar a eficiência de tratamento de um sistema existente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Data Publicação: 22 de Julho de 2021

E-Agua_Post_210611.png

Gerenciamento de Obras

Gestão de obras hidromecânicas, eletromecânicas e de instrumentação são serviços contínuos e dinâmicos, que exigem habilidades específicas do corpo técnico, além de experiência e habilitação na área. Esses serviços têm como foco a efetivação de projetos de engenharia, visando garantir que as especificações do projeto sejam executadas conforme o esperado, sempre com o cuidado em atender as normas técnicas vigentes, padrões e expectativas do cliente.

 

 

 

Data Publicação: 11 de Junho de 2021

E-Agua_Post_210518.png

Fique por Dentro!

Os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade compunham o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS n°5, de 28 de setembro de 2017. Esta Portaria estabelecia normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Contudo, a partir do dia 7 de maio de 2021, as diretrizes relacionadas ao padrão de potabilidade são expostas em uma Portaria específica, a Portaria GM/MS n° 888, de 4 de maio de 2021, que contém e altera o Anexo XX.

 

 

 

Data Publicação: 18 de Maio de 2021

 

Automação no Saneamento

Quando se fala em automação de processos, logo vem em mente elementos como o CLP (Controlador Lógico Programável), sistemas de supervisão e controle, válvulas com atuadores e analisadores. Esses equipamentos combinados podem gerar sistemas automáticos ou manuais a depender da forma de aplicação no processo.

 

 

 

 

 

 

Data Publicação: 29 de Abril de 2021

 

E-Agua_Post SCRUM_210417.png

Você Sabia?

Após o atentado de 11 de setembro de 2001, que infelizmente ocasionou as quedas das torres gêmeas do World Trade Center, a Comissão do 11 de Setembro liderou a principal investigação sobre as falhas que permitiram o ataque terrorista, sendo a principal causa encontrada a deficiência na integração de dados do FBI, motivada pela carência de sofisticação tecnológica.

 

Data Publicação: 22 deAbril de 2021

 

Fique por dentro!

A resolução CONEMA nº 90 de 08 de fevereiro de 2021 aprovou a NOP-INEA-45, que estabelece critérios e padrões de lançamento de esgoto sanitário para o estado do Rio de Janeiro. Essa norma altera integralmente a DZ 215-R4 e a NT 202 R10 no que se refere ao lançamento de esgoto tratado em estações de tratamento.

 

 

Data Publicação: 31 de Março de 2021

 

E-Agua_Post Agua_210322.png

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alertar a população sobre sua preservação. Em 22 de março de 1992 a ONU divulgou a Declaração Universal do Direito à Água constituída por dez artigos.

 

Data Publicação: 22 de Março de 2021

 

E-Agua,Post Cidades_210318.png

Fique por dentro!

Todo ano há a publicação de dados sobre o diagnóstico dos serviços de água e esgoto de todas as cidades brasileiras. A Secretaria Nacional de Saneamento, pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional, é responsável por essas informações.

 

Data Publicação: 17 de Março de 2021

 

E-Agua_Post NBR_210216-V.png

Fique por Dentro!

A ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou em outubro de 2020 a atualização da NBR 12.208, que estabelece os requisitos para elaboração de projetos de estações de bombeamento ou de elevatórias de esgoto.

 

Data Publicação: 18 de Fevereiro de 2021

 

E-Agua_Post Projeto_210210-V0.png

Você sabe o que siginifica um projeto?

Um projeto geralmente surge com a necessidade de solucionar um problema concreto. Trata-se de um conjunto de atividades temporárias e inter-relacionadas que têm como objetivo produzir um resultado único e específico para determinado problema.

 

Data Publicação: 12 de Fevereiro de 2021

 

E-Agua_Post AP_210115.png

Estudo de Concepção e Alternativas (ECA)

Para qualquer empreendimento que se planeje construir, o estudo de concepção é a ferramenta que deve apontar a alternativa que possui a maior viabilidade técnica, econômica, financeira e socioambiental. Trata-se de uma etapa fundamental dentro do planejamento, pois é o estudo que garantirá a escolha pela opção que melhor se enquadra às circunstâncias locais e, sobretudo, aos objetivos que se projetam para o empreendimento.

Data Publicação: 28 de Janeiro de 2021

 

E-Agua_Post AE_211301.png

Estudo de Autodepuração

Um estudo de autodepuração visa a determinar qual a capacidade que um ambiente aquático possui em restabelecer suas condições naturais após uma perturbação causada por atividades antrópicas, como por exemplo o despejo de um efluente de origem industrial ou sanitária. Em outras palavras, o estudo busca avaliar a capacidade de resiliência do corpo hídrico.

 

Data Publicação: 21 de Janeiro de 2021