imagem blog 2.jpg
imagem blog 3.jpg
E-Agua-Post_220113.png

Ano novo, concessões novas!

Após mais de um ano da aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento, começa uma agenda de novas concessões dos serviços de água e esgoto para a iniciativa privada no país.

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já tem quatro rodadas de leilões agendadas para acontecer ainda nesse primeiro semestre de 2022.

 

Foram mapeadas 15 unidades federativas pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), que somadas criaram 78 blocos de municípios que poderão se converter em concessões em 2022.

 

Data Publicação: 13 de Janeiro de 2022

E-Agua_Post_211216_Rede Esgoto.png

Projetos de sistemas lineares para esgotamento sanitário

Um sistema de esgotamento sanitário é o conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços cuja função é coletar, afastar e tratar efluentes domésticos, além de propor sua destinação final de modo contínuo e higiênico, a fim de evitar a proliferação de doenças e poluição de corpos hídricos.

 

 

 

 

 

Data Publicação: 16 de Dezembro de 2021

E-Agua_Post_211117_Rede Agua_V0.png

Projeto de adutoras e redes de abastecimento de água

O sistema de abastecimento de água é composto pelas seguintes etapas:

 

  • Captação da Água Bruta (água superficial ou subterrânea);
  • Adutora de Água Bruta;
  • Estação de Tratamento de Água;
  • Adutora de Água Tratada;
  • Reservatório;
  • Rede de Distribuição.

 

Data Publicação: 19 de Novembro de 2021

E-Agua_Posto_210920_SNIS.png

SANEAMENTO PARA TODOS

Quase 100 milhões de brasileiros (46% da população) não tem acesso à coleta de esgoto, sendo apenas 12,3% a parcela da população na Região Norte que tem acesso a esse serviço, 28,3% na Região Nordeste, 57,7% na Região Centro Oeste, 79,5% na Região Sudeste e 46,3% na Região Sul (SNIS, 2019). Em 2021, estima-se que seja despejado por dia o volume de 5.368 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza (Instituto Trata Brasil, 2021).

 

 

 

 

 

 

Data Publicação: 29 de Setembro de 2021

E-Agua_Post_220901_C.Carbono.png

Ciclo do Carbono

O Carbono é um elemento químico crucial para existência da vida na Terra, sendo o quarto elemento mais abundante no planeta. O carbono está presente nos seres vivos, na atmosfera, nos ambientes aquáticos, nos solos e rochas, enfim, o Ciclo do Carbono compreende etapas biológicas e geológicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Data Publicação: 02 de Setembro de 2021

E-Agua_sólidos_210728 (1).png

Sólidos nos Esgotos

A composição do esgoto apresenta diversos contaminantes, como carboidratos, gorduras, óleos, surfactantes, cloretos, metais pesados, entre outros, variando conforme a fonte. Os esgotos domésticos, por exemplo, são compostos por 99,9% de água, sendo a fração restante de contaminantes e microrganismos. Todos os poluentes do esgoto, com exceção dos gases dissolvidos, contribuem com a carga de sólidos, os quais podem ser classificados de acordo com seu tamanho e estado, características químicas e sedimentabilidade.

 

 

 

Data Publicação: 29 de Julho de 2021

E-Agua_Post_210630.png

Fique por Dentro!

A matéria orgânica é formada pela mistura heterogênea de diversos compostos orgânicos. Os principais componentes são as proteínas, carboidratos e lipídeos, sendo uma das características mais relevantes presente em efluentes sanitários. Quando lançada em elevada quantidade em corpos hídricos, ocasiona a proliferação excessiva de microrganismos aeróbios que consomem o oxigênio disponível no meio aquático, provocando a diminuição da diversidade de espécies e o desequilíbrio do ambiente. 

 

 

 

Data Publicação: 01 de Julho de 2021

E-Agua_Post_210722.png

Avaliação e Diagnóstico de Sistema de Tratamento

A avaliação e diagnóstico de estações de tratamento de esgoto (ETE) e água (ETA) é uma atividade de suma importância quando se tem o objetivo de otimizar o custo operacional (OPEX) e aumentar a eficiência de tratamento de um sistema existente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Data Publicação: 22 de Julho de 2021

E-Agua_Post_210611.png

Gerenciamento de Obras

Gestão de obras hidromecânicas, eletromecânicas e de instrumentação são serviços contínuos e dinâmicos, que exigem habilidades específicas do corpo técnico, além de experiência e habilitação na área. Esses serviços têm como foco a efetivação de projetos de engenharia, visando garantir que as especificações do projeto sejam executadas conforme o esperado, sempre com o cuidado em atender as normas técnicas vigentes, padrões e expectativas do cliente.

 

 

 

Data Publicação: 11 de Junho de 2021

E-Agua_Post_210518.png

Fique por Dentro!

Os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade compunham o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS n°5, de 28 de setembro de 2017. Esta Portaria estabelecia normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Contudo, a partir do dia 7 de maio de 2021, as diretrizes relacionadas ao padrão de potabilidade são expostas em uma Portaria específica, a Portaria GM/MS n° 888, de 4 de maio de 2021, que contém e altera o Anexo XX.

 

 

 

Data Publicação: 18 de Maio de 2021

 

Automação no Saneamento

Quando se fala em automação de processos, logo vem em mente elementos como o CLP (Controlador Lógico Programável), sistemas de supervisão e controle, válvulas com atuadores e analisadores. Esses equipamentos combinados podem gerar sistemas automáticos ou manuais a depender da forma de aplicação no processo.

 

 

 

 

 

 

Data Publicação: 29 de Abril de 2021

 

E-Agua_Post SCRUM_210417.png

Você Sabia?

Após o atentado de 11 de setembro de 2001, que infelizmente ocasionou as quedas das torres gêmeas do World Trade Center, a Comissão do 11 de Setembro liderou a principal investigação sobre as falhas que permitiram o ataque terrorista, sendo a principal causa encontrada a deficiência na integração de dados do FBI, motivada pela carência de sofisticação tecnológica.

 

Data Publicação: 22 deAbril de 2021

 

Fique por dentro!

A resolução CONEMA nº 90 de 08 de fevereiro de 2021 aprovou a NOP-INEA-45, que estabelece critérios e padrões de lançamento de esgoto sanitário para o estado do Rio de Janeiro. Essa norma altera integralmente a DZ 215-R4 e a NT 202 R10 no que se refere ao lançamento de esgoto tratado em estações de tratamento.

 

 

Data Publicação: 31 de Março de 2021

 

E-Agua_Post Agua_210322.png

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alertar a população sobre sua preservação. Em 22 de março de 1992 a ONU divulgou a Declaração Universal do Direito à Água constituída por dez artigos.

 

Data Publicação: 22 de Março de 2021

 

E-Agua,Post Cidades_210318.png

Fique por dentro!

Todo ano há a publicação de dados sobre o diagnóstico dos serviços de água e esgoto de todas as cidades brasileiras. A Secretaria Nacional de Saneamento, pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional, é responsável por essas informações.

 

Data Publicação: 17 de Março de 2021

 

E-Agua_Post NBR_210216-V.png

Fique por Dentro!

A ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou em outubro de 2020 a atualização da NBR 12.208, que estabelece os requisitos para elaboração de projetos de estações de bombeamento ou de elevatórias de esgoto.

 

Data Publicação: 18 de Fevereiro de 2021

 

E-Agua_Post Projeto_210210-V0.png

Você sabe o que siginifica um projeto?

Um projeto geralmente surge com a necessidade de solucionar um problema concreto. Trata-se de um conjunto de atividades temporárias e inter-relacionadas que têm como objetivo produzir um resultado único e específico para determinado problema.

 

Data Publicação: 12 de Fevereiro de 2021

 

E-Agua_Post AP_210115.png

Estudo de Concepção e Alternativas (ECA)

Para qualquer empreendimento que se planeje construir, o estudo de concepção é a ferramenta que deve apontar a alternativa que possui a maior viabilidade técnica, econômica, financeira e socioambiental. Trata-se de uma etapa fundamental dentro do planejamento, pois é o estudo que garantirá a escolha pela opção que melhor se enquadra às circunstâncias locais e, sobretudo, aos objetivos que se projetam para o empreendimento.

Data Publicação: 28 de Janeiro de 2021

 

E-Agua_Post AE_211301.png

Estudo de Autodepuração

Um estudo de autodepuração visa a determinar qual a capacidade que um ambiente aquático possui em restabelecer suas condições naturais após uma perturbação causada por atividades antrópicas, como por exemplo o despejo de um efluente de origem industrial ou sanitária. Em outras palavras, o estudo busca avaliar a capacidade de resiliência do corpo hídrico.

 

Data Publicação: 21 de Janeiro de 2021