O Instituto Trata Brasil lançou no último mês o Relatório do Ranking do Saneamento, que avalia o desempenho dos 100 municípios mais populosos do país em relação ao atendimento dos serviços de saneamento disponíveis à população.
A avaliação considerou dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2020, atribuindo notas a 12 indicadores diversos contemplando análises sobre coleta, tratamento e investimentos em água e esgoto nos municípios.
Para 2020, em comparação com 2019, destaca-se o aumento das porcentagens de atendimento dos serviços de saneamento como um todo, sendo que a cobertura de água tratada aumentou de 93,5% para 94,4%, a população com acesso a coleta de esgoto cresceu de 74,5% para 75,7% e o esgoto tratado passou de 62,2% para 64,1%.
Segundo a presidente-executiva do Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, a melhora dos indicadores é positiva, porém o ritmo é lento, visto que existe uma discrepância grande entre os 20 melhores e os 20 piores municípios do país. Dessa forma, quanto mais investimentos são feitos no setor de saneamento, melhores são os indicadores, principalmente nas cidades das últimas colocações.
Na E-Agua temos a missão de fazer o melhor pelo saneamento no Brasil e entregar soluções de grande valor para a sociedade. Confira em nosso site nossa área de atuação e saiba como podemos ajudar e contribuir com o setor de saneamento e melhoria dos indicadores para seu município.
Confira o ranking dos 100 municípios mais populosos:
https://tratabrasil.org.br/images/estudos/Ranking_do_Saneamento_2022/Tabela_das_100_Cidades.pdf
Confira o relatório completo:
https://tratabrasil.org.br/images/estudos/Ranking_do_Saneamento_2022/Relat%C3%B3rio_do_RS_2022.pdf