Data Publicação: 16 de Dezembro de 2021
Projetos de Sistemas Lineares para Esgotamento Sanitário
Um sistema de esgotamento sanitário é o conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços cuja função é coletar, afastar e tratar efluentes domésticos, além de propor sua destinação final de modo contínuo e higiênico, a fim de evitar a proliferação de doenças e poluição de corpos hídricos.
O sistema de esgotamento sanitário é composto pelos seguintes subsistemas:
Cada etapa tem um papel crucial e necessita de estudos e projetos de engenharia específicos, baseados em critérios estabelecidos por normas e literaturas técnicas, para o correto funcionamento do sistema. Os projetos de sistemas lineares para esgotamento sanitário contemplam as redes coletoras de esgotos, coletores, interceptores e emissários.
A rede coletora de esgotos é o conjunto de tubulações e órgãos acessórios responsável por coletar, transportar, por gravidade, e afastar os efluentes domésticos coletados. A rede coletora de esgotos conduz os efluentes a um coletor.
O coletor é um conjunto de tubulações e órgão acessórios que recebe os efluentes coletados e conduzidos pela rede coletora de esgotos, podendo haver, ou não, contribuições de vazão ao longo de sua extensão. Os efluentes transportados pelo coletor, normalmente, tem como destino um interceptor ou uma estação elevatória, e podem ser classificados como:
O interceptor é o conjunto de tubulação e órgãos acessórios que recebe e transporta os efluentes dos coletores até uma estação elevatória ou estação de tratamento. Apresenta grande diâmetro e extensão, e é normalmente encontrado às margens de corpos hídricos, evitando o lançamento in natura dos efluentes. Esse subsistema não recebe contribuições domiciliares direta, o que promove a defasagem da contribuição resultando no amortecimento das maiores vazão do sistema de esgotamento.
Por fim, o emissário é o conjunto de tubulações e órgão acessórios que transporta apenas os efluentes recebidos a montante, sem qualquer outra contribuição ao longo de sua extensão. Podem ser classificados quanto à energia utilizada para o transporte dos efluentes:
Portanto, conforme há o aumento da área atendida e da densidade demográfica, há uma tendência no aumento da complexidade do sistema de esgotamento sanitário. Desse modo, a modelagem hidráulica é fundamental na elaboração de projetos de sistemas lineares de saneamento, no qual devem ser considerados alguns fatores:
Por esta razão, é sempre importante contar com empresas capacitadas para a elaboração dos projetos de sistemas lineares de saneamento e demais projetos do sistema esgotamento sanitário.