Um projeto geralmente surge com a necessidade de solucionar um problema concreto. Trata-se de um conjunto de atividades temporárias e inter-relacionadas que têm como objetivo produzir um resultado único e específico para determinado problema.
Projetos possuem duas características fundamentais: a Temporalidade (todo projeto tem início e fim muito bem estabelecidos) e a Singularidade (todo projeto é único, diferente de todos realizados anteriormente). Atividades que não possuem estas características, não são, por natureza, considerados projetos.
Em termos de complexidade, projetos variam muito e por isso devem ser gerenciados de modo compatível com suas características, sempre com o cuidado de não burocratizar um projeto simples, ou então de não considerar todos os recursos e ferramentas necessários à gestão de um projeto complexo. Diferentes técnicas e metodologias são utilizadas para uma boa execução de projetos, sendo algumas das mais conhecidas o Waterfall, o Agile, o Scrum e o Kanban.
Na prática, gerenciar um projeto significa gerenciar pessoas e recursos em busca de um objetivo comum. Deve-se prezar por um processo participativo desde o início, pois a participação de todos envolvidos aumenta consideravelmente as chances de se produzir soluções inteligentes e mais adequadas à realidade.
Projetos inteligentes e bem elaborados evitam, por exemplo, surpresas na execução e antecipam situações desfavoráveis na obra. Além disso, todo projeto deve informar, antecipadamente, o orçamento detalhado do empreendimento, possibilitando eventuais adequações de modo a enquadrar o custo do projeto dentro do orçamento previsto.
Conte com bons projetos e tenha segurança e economia nas suas obras, entre em contato com a gente e solicite um orçamento!
#projetos #saneamento #obras