Para definição das etapas de implantação de projetos de saneamento é necessário se ter uma visão clara da evolução populacional ao longo do tempo, bem como da população existente no final de plano considerado. Os estudos populacionais preveem estas condições, através de métodos de projeção populacional como:
- Projeção Aritmética;
- Projeção Geométrica;
- Taxa decrescente de crescimento;
- Crescimento logístico.
O estudo populacional deve abranger todas as variáveis que possam interagir com a região em análise, inclusive parâmetros não quantificáveis, como aspectos sociais, econômicos, geográficos etc. Após estimada a população são calculadas as vazões de consumo de água e de geração de esgoto, a partir do consumo de água per capita e parâmetros definidos em normas, bibliografias e legislações. Tais vazões, obtidas de maneira embasada e segura pelos estudos, serão posteriormente utilizadas como parâmetro dos projetos de saneamento.
A E-Agua possui equipe especializada na elaboração de estudos completos e precisos para se projetar sistemas de saneamento coerentes com a realidade futura das áreas de sua implantação. Conte com a gente e solicite um orçamento!
#população #vazão #saneamento #projeto #engenharia