Estudo de concepção é uma importante ferramenta de planejamento para sistemas de tratamento de esgoto sanitário e efluentes industriais. Consiste em um estudo técnico-econômico de concepção e alternativas visando fornecer subsídios técnicos, operacionais e econômicos para tomada de decisão quanto a tecnologia mais adequada para implantação da estação de tratamento.
A ABNT define o Estudo de Concepção como o conjunto de arranjos, sob pontos de vista qualitativo e quantitativo, das diferentes partes de um sistema de modo a formarem um todo integrado, para a escolha da alternativa que possui a maior viabilidade técnica, econômica, financeira e socioambiental.
O estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário pressupõe uma série de atividades, sendo as principais:
- Contextualização atual da ETE;
- Definição de premissas, diretrizes e parâmetros;
- Referências e estimativas de custos com construção civil e equipamentos;
- Formulação das alternativas de concepção, com descrição detalhada;
- Estudo comparativo dos custos de implantação (CAPEX) e custos de operação (OPEX) das rotas tecnológicas;
- Síntese comparativa das alternativas.
Para um estudo confiável, faz-se necessário um profundo conhecimento técnico, sensibilidade com a realidade local e respeito as especificidades para cada tipo de projeto.
A E-Agua possui uma equipe especializada na elaboração de estudos de concepção e alternativa, conte com a gente para te auxiliar a tomar a melhor decisão para implantação ou ampliação de sua estação de tratamento. Entre em contato e solicite seu orçamento!