Para qualquer empreendimento que se planeje construir, o estudo de concepção é a ferramenta que deve apontar a alternativa que possui a maior viabilidade técnica, econômica, financeira e socioambiental. Trata-se de uma etapa fundamental dentro do planejamento, pois é o estudo que garantirá a escolha pela opção que melhor se enquadra às circunstâncias locais e, sobretudo, aos objetivos que se projetam para o empreendimento.
Estudos de concepção geralmente têm custo e tempo de duração irrelevantes em relação ao valor global e tempo de duração da obra, contudo muitas empresas ignoram esta etapa com a ilusão de obter celeridade e economia, só que a fatura desta negligência tende a chegar e geralmente é o motivo de tantas obras paralisadas, super ou subdimensionamentos, OPEX que não se sustentam, dentre outros graves problemas.
Algumas características são necessárias à elaboração de um estudo confiável e consistente, são elas: profundo conhecimento técnico do tema, sensibilidade com a realidade local, imparcialidade e independência de fornecedores, dentre outras específicas para cada tipo de projeto.
Por esta razão, é sempre importante contratar empresas capacitadas e não transferir a responsabilidade de desenvolvimento do estudo para fornecedores, que tendem a apontar apenas vantagens de seus produtos/soluções e não mencionam seus pontos fracos, que podem ser sensíveis e críticos para as características do empreendimento. Vale lembrar que o risco do negócio é seu e não pode ser transferido.
Não deixe de contar com especialistas para te auxiliar a tomar a melhor decisão para o seu negócio. Entre em contato com a E-Agua e solicite seu orçamento!