Nesse mês de julho foi publicado o Boletim Epidemiológico realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde. Nele são apresentadas informações referentes às notificações ocorridas entre as semanas epidemiológicas (SE) de 01/02/2022 a 25/06/2022.
Até essa data, ocorreram 1.202.948 casos prováveis de Dengue no Brasil, em comparação com o ano passado, representando aumento de 196,2%. Para os casos de Chikungunya o aumento foi de 92,2%, e Zika 124,5%, todos em relação ao mesmo período em 2021.
Estas doenças são causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, que geralmente se reproduz em água parada, ou em águas sujas e poluídas, conforme apontam diversas pesquisas. Assim, em corpos hídricos nos quais há a presença de esgoto e poluição, ocorre uma diminuição da biodiversidade, diminuindo consideravelmente a presença de predadores dos ovos, larvas e pupas, favorecendo a procriação desse mosquito.
Os serviços de saneamento básico estão diretamente associados à prevenção destas doenças. Esse é mais um caso comprovado de que o investimento em saneamento reflete diretamente na saúde da população. A E-Agua se orgulha em gerar impactos positivos à sociedade, através de soluções inteligentes e eficientes em projetos de saneamento. Contem conosco!
#saneamento #dengue #TodosContraOMosquito