Estudo Hidrológico para Determinação de Cota de Inundação 

O processo acelerado de urbanização nas cidades brasileiras tem aumentado os casos de inundações, refletindo em prejuízos sociais e econômicos. No entanto, estes eventos podem ser evitados através de estudos prévios que subsidiam o planejamento da ocupação urbanaO processo acelerado de urbanização nas cidades brasileiras tem aumentado os casos de inundações, refletindo em prejuízos sociais e econômicos. No entanto, estes eventos podem ser evitados através de estudos prévios que subsidiam o planejamento da ocupação urbana.

Data Publicação:29 de Setembro  de 2022

 

Estudo de População e Vazão

Estudo de concepção é uma importante ferramenta de planejamento para sistemas de tratamento de esgoto sanitário e efluentes industriais. Consiste em um estudo técnico-econômico de concepção e alternativas visando fornecer subsídios técnicos, operacionais e econômicos para tomada de decisão quanto a tecnologia mais adequada para implantação da estação de tratamento.

 

Data Publicação:21 de Julho  de 2022

 

E-Agua_Post_220615_V0.png

Estudo de População e Vazão

Para definição das etapas de implantação de projetos de saneamento é necessário se ter uma visão clara da evolução populacional ao longo do tempo, bem como da população existente no final de plano considerado. Os estudos populacionais preveem estas condições, através de métodos de projeção populacional como:

 

Data Publicação:15 de Junho  de 2022

 

E-Agua_Post_220505.png

Diagnóstico Ambiental Detalhado (DAD)

No estado do Rio de Janeiro, a normatização dos procedimentos para o licenciamento ambiental foi estabelecida pelo Decreto Estadual nº 46.890 de 23 de dezembro de 2019, que dispõe sobre o sistema estadual de licenciamento e demais procedimentos de controle ambiental. Tal Decreto foi recentemente alterado por meio de outro Decreto, nº 47.550 de 31 de março de 2021. Uma das principais alterações foi a inclusão de novo tipo de estudo ambiental para obtenção das licenças ambientais, o Diagnóstico Ambiental Detalhado (DAD), em substituição ao Estudo Ambiental de Conformidade (EAC).

 

Data Publicação:05 de Maio de 2022

 

Posts Linkdin (1).png

Estudo de Autodepuração e Diluição

O estudo de autodepuração tem a finalidade de analisar o comportamento da concentração de oxigênio dissolvido ao longo do corpo hídrico. Já o estudo de diluição visa analisar os parâmetros do corpo receptor na zona de mistura, fornecendo informações sobre o impacto causado pelo lançamento de efluentes naquela região.

 

Data Publicação: 17 de Fevereiro de 2022

 

Posts Linkdin (4).png

Diretrizes de Abastecimento de água e Coleta de Esgoto

Diretrizes de abastecimento de água e coleta de esgoto são as informações sobre a viabilidade técnica-ambiental de atendimento, através dos sistemas públicos de água e esgoto, necessárias para a elaboração dos projetos hidráulicos de um empreendimento. A solicitação das diretrizes deve ser feita pelo empreendedor ou terceiro, mediante procuração.

 

Data Publicação: 03 de Fevereiro de 2022

 

Posts Linkdin.png

Plano de Saneamento Básico

O Plano de Saneamento Básico é um instrumento de planejamento estratégico dos serviços públicos de água, esgoto e resíduos sólidos. É indispensável para elaboração de políticas públicas de saneamento e monitoramento de resultados, além de ser obrigatório para a solicitação de recursos federais para projetos e contratação de serviços.

 

Data Publicação: 27 de Janeiro de 2022

 

E-Agua_Post_211117_Rede Agua_V0.png

Projetos de Sistemas lineares para esgotamento sanitário

Um sistema de esgotamento sanitário é o conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços cuja função é coletar, afastar e tratar efluentes domésticos, além de propor sua destinação final de modo contínuo e higiênico, a fim de evitar a proliferação de doenças e poluição de corpos hídricos.

 

Data Publicação: 16 de Dezembro de 2021

 

E-Agua_Post_211117_Rede Agua_V0.png

Projetos de adutoras e redes de abastecimento de água

O sistema de abastecimento de água é composto pelas seguintes etapas:

 

  • Captação da Água Bruta (água superficial ou subterrânea);
  • Adutora de Água Bruta;
  • Estação de Tratamento de Água;
  • Adutora de Água Tratada;
  • Reservatório;
  • Rede de Distribuição.

 

Data Publicação: 19 de Novembro de 2021

 

Posts Linkdin (3).png

Avaliação e Diagnóstico de Sistemas de Tratamento

A avaliação e diagnóstico de estações de tratamento de esgoto (ETE) e água (ETA) é uma atividade de suma importância quando se tem o objetivo de otimizar o custo operacional (OPEX) e aumentar a eficiência de tratamento de um sistema existente.

 

Data Publicação: 22 de Julho de 2021

 

E-Agua_Post Projeto_210210-V0.png

Projeto Básico e Executivo de Sistemas de Tratamento

 

 

Um projeto geralmente surge com a necessidade de solucionar um problema concreto. Trata-se de um conjunto de atividades temporárias e inter-relacionadas que têm como objetivo produzir um resultado único e específico para determinado problema.

 

Data Publicação: 12 de Fevereiro de 2021

 

Posts Linkdin (2).png

Estudo de Concepção e Alternativas (ECA)

 

 

Para qualquer empreendimento que se planeje construir, o estudo de concepção é a ferramenta que deve apontar a alternativa que possui a maior viabilidade técnica, econômica, financeira e socioambiental. Trata-se de uma etapa fundamental dentro do planejamento, pois é o estudo que garantirá a escolha pela opção que melhor se enquadra às circunstâncias locais e, sobretudo, aos objetivos que se projetam para o empreendimento.

 

Data Publicação: 28 de Janeiro de 2021